LABORATÓRIO DE ENSAIOS E ANÁLISES


Nosso laboratório é voltado a diversos segmentos industriais como Óleo & gás, Bens de Capital, Mineração, Siderurgia, Papel e Celulose, Sucroenergético, Agroindustrial e entre outros, com dedicação, eficiência e alto padrão de serviços.

Ensaios e Análises realizadas no Laboratório:


Análise de Falhas

Tem como objetivo identificar as Causas Raiz da Falha para tomar ações pró-ativas para eliminá-las em futuras situações.

Análise Macrográfica

Análise do aspecto macroestrutural de uma peça ou amostra metálica devidamente preparada e atacada.


Aplicações:

• Tratamentos térmicos;

• Qualificação de procedimento de soldagem e Soldador.

Análise Micrográfica

Análise Micrográfica Segundo Colpaert, “metalografia microscópica (ou micrografia dos metais) estuda os produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, visando à determinação de seus constituintes e de sua textura. Este estudo é feito em superfícies previamente polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado”.


Aplicações:

• Caracterização da matriz da microestrutura;

• Definição de Tamanho de Grão;

• Definições de Inclusões e suas séries.

Análise Química

Uma análise química é um processo que fornece informações químicas ou físicas sobre uma amostra. Existem diversas técnicas de análise química, normalmente referindo-se a técnicas em via úmida e instrumental. Análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade de cada espécies.

Ensaio de Dobramento Guiado

O ensaio de dobramento consiste em submeter um corpo de prova a uma deformação plástica por flexão. O corpo de prova, assentado sobre dois apoios afastados a uma distância especificada, é dobrado por intermédio de um cutelo, que aplica um esforço de flexão no centro do corpo, até que seja atingido o ângulo de dobramento especificado.

Ensaio de Dureza

A dureza é uma propriedade mecânica largamente utilizada em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, e principalmente na especificação e comparação de materiais. Dureza é a propriedade de um material que permite a ele resistir à deformação plástica por penetração.

Executamos as seguintes escalas de dureza:

Dureza Rockwell: HRA, HRB e HRC;

Dureza Brinell carga de 187,5 Kg;

Dureza Brinell carga de 62,5 Kg.

Ensaio de Tração

O ensaio de tração consiste em aplicar uma força uniaxial no material, tendendo-o a alongá-lo até o momento de sua fratura. Os CPs (corpos de prova) na maioria das vezes são circulares podendo também serem retangulares. O corpo de prova (sempre padronizado por normas técnicas) é fixado pelas suas extremidades nas garras de fixação da máquina de tração. O corpo de prova é então submetido a um esforço, aplicando uma carga gradativa e registrando cada valor de força correspondente a um diferente tipo de alongamento do material. Através do ensaio de tração conseguimos informações como Limite de Resistência, Limite de Escoamento, Alongamento e Redução de Área.

Qualificação de Procedimento de Soldagem e Soldador

A SB End do Brasil realiza a elaboração dos documentos de soldagem ( EPS, RQPS, IEIS e RQS) e todos os ensaios exigidos pelas normas de projeto para qualificação de procedimento de soldagem e soldador (ASME IX, AWS D1.1, AWS D1.3, AWS D14.3 e API).